terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dica: Como escolher uma impressora fotográfica?

Estou querendo uma impressora fotográfica, mas ainda tinha muitas dúvidas. Sonho com o dia em que não precisarei mais de laboratórios fotográficos para imprimir apenas uma foto, para aquele projeto de última hora. Encontrei no site TechTudo um artigo muito interessante e resolvi dividí-los com vocês. No artigo dizem que a impressora ideal é aquela que se adequa às nossas necessidades!!

Confira o artigo:
Impressora fotográfica da Canon é uma entre as muitas opções de modelos disponíveis (Foto: Divulgação)Impressora fotográfica Canon Selphy CP780 é uma entre as muitas opções de modelos disponíveis no mercado (Foto: Divulgação)
Há diversos pontos a serem considerados quando se está a procura de uma impressora: resolução, velocidade de impressão, custo de compra e manutenção e portabilidade são alguns itens. As combinações de funcionalidades são inúmeras, fazendo com que os preços, mesmo dentro de um mesmo método de impressão, variem muito.

Jato de tinta
As impressoras fotográficas a jato de tinta são ideais para quem quer imprimir fotografias com alta qualidade, mas também faz uso do aparelho para impressão de textos. As principais diferenças entre uma jato de tinta normal e uma fotográfica é que esta tem resolução de imagem superior e conta com recursos propícios à fotografia, como uma bandeja de alimentação apropriada para papel fotográfico.
 

Impressoras fotográficas à jato de tinta HP e Canon (Foto: Reprodução) 

Impressoras fotográficas a jato de tinta HP A826 Photosnart e Canon Selphy CP510 
(Foto: Reprodução)
Além disso, muitos modelos têm cores adicionais às quatro básicas (preto, magenta, amarelo e ciano), o que deixa as impressões ainda mais realistas. Algumas imprimem inclusive sem bordas, fazendo com que o resultado seja similar ao produzido em laboratório.
Esta também é a opção de impressora fotográfica mais barata em relação às de laser ou sublimação, mas mesmo dentro do segmento jato de tinta há uma grande variação de preços. Isso porque há modelos mais básicos, que dispõem dos elementos essenciais para serem consideradas fotográficas, e há os chamados high-end, nos quais é empregada tecnologia ponta para alta definição de imagem.
A resolução de uma jato de tinta – sistema com um cabeçote repleto de orifícios, de onde saem as gotículas de tinta que são jogadas no papel – depende diretamente de seu DPI (dots per inch, ou pontos por polegada). Quanto maior for este número, mais nítida e real será a foto. Isso irá refletir no preço do dispositivo e também no custo de manutenção, já que os cartuchos de um aparelho com mais DPI serão gastos mais rapidamente.
Cartuchos de impressora fotográfica HP (Foto: Reprodução) 
Cartuchos de impressora fotográfica HP
(Foto: Reprodução)
Os cartuchos originais custam aproximadamente R$ 50 cada, mas você deve se lembrar de que as impressoras usam vários reservatórios de tinta. Outra coisa a ser considerada, em termos financeiros, é que a fotografia deve ser impressa em papel específico para este fim, mais caro do que o convencional. Ainda assim, é muito mais vantajoso economicamente ter uma impressora fotográfica jato de tinta em casa do que revelar suas fotos em laboratórios.
Há, ainda, os modelos portáteis, ideais para quem não quer ou não pode contar com um computador para fazer a transição da câmera para a impressora. Esses aparelhos contam com entrada USB e portas para inserção de cartões de memória de vários tipos, como CompactFlash, Secure Digital, SmartMedia, Memory Stick e MultiMedia. Basta conectar a sua máquina ou celular e imprimir a fotografia tirada. Além disso, os exemplares contam com tela de LCD, através da qual é possível até fazer pequenas edições nas imagens, como corte e redimensionamento.
Como consequência do aumento da qualidade em relação às não-fotográficas, a velocidade da impressão das portáteis é menor. Sendo assim, elas são mais adequada aos que não precisam imprimir profissionalmente, apesar de sua qualidade dar conta do recado em escritórios ou empresas que realizem trabalhos de impressão fotográfica mais esporadicamente.

Laser
Se você está buscando uma impressora fotográfica para uso corporativo, a melhor solução é uma laser. Elas são mais caras que as jato de tinta, assim como os tonners têm custo mais alto que os cartuchos. Porém, a impressão a laser é muito mais rápida, além de ser mais econômica do que a baseada em tinta, reduzindo muito os gastos de manutenção para locais em que sejam feitas mais de 10 mil impressões por mês. Por isso, para que ela seja economicamente viável, é preciso que haja necessidade de grande utilização do aparelho.

Impressora fotográfica a laser da Sony (Foto: Reprodução)Impressora fotográfica a laser Sony DPP-FP75 (Foto: Reprodução)
As impressoras a laser tradicionais baseiam seu funcionamento em um tambor fotossensível, que cria uma imagem eletrostática por meio de um feixe de raio laser, produzindo calor. Há quem ainda acredite que as laser não sejam ideais para fotografia, o que não é verdade, já que a mecânica de fixação da imagem das impressoras fotográficas a laser é bastante diversa. Aqui, o próprio raio laser registra a imagem diretamente no papel, que responde a uma certa cor conforme a incidência de luz.
Não há nada nas impressoras fotográficas a laser atuais que deixe a desejar em termos de qualidade de resolução. Pelo contrário, muitos modelos acompanham recursos especiais que aumentam a durabilidade da fotografia, como revestimento protetor contra luz do sol e umidade e revelação à prova de marcas de dedos.
Assim como nas jato de tinta, também há vários exemplares com entradas USB, de cartão de memória de vários tipos e conexão Wi-Fi, que dispensam um computador como intermediário. A maioria dos modelos possui ainda um display de LCD para edição e correção das fotografias antes da impressão em papel específico.

Sublimação
A que apresenta maior qualidade de resolução é a impressora de sublimação. Elas também funcionam à base de tinta, mas sob forma de fita. No lugar de a cor ser apenas jogada no papel, ela é transposta para lá sob forma de gás. Por causa disso, há uma gradação suave das bordas de cada pixel, diferentemente do que acontece nas jato de tinta, em que as margens ficam mais evidentes. A técnica empregada faz com que a imagem seja mais realista e nítida, além de aumentar a durabilidade da fotografia, uma vez que a tinta fica impregnada no papel, e não apenas na superfície.


Impressora de sublimação da Sony (Foto: Reprodução) 
Impressora de sublimação Epson Stylus Office T1110 (Foto: Reprodução)
Naturalmente, o custo desses dispositivos, tanto de aquisição como de manutenção, é muito mais alto do que as jato de tinta ou a laser. Só é possível adquirir os catuchos de tinta (que alimentam as fitas) do próprio fabricante, ou seja, não há possibilidade de recarga ou de compatibilidade entre diferentes modelos.

Kit de cartuchos de fitas para impressora de sublimação (Foto: Reprodução) 
Kit de cartuchos de fitas para impressora de sublimação (Foto: Reprodução)
Outra desvantagem é que a impressora de sublimação só consegue imprimir no tamanho exato para o qual foi projetada, além de não usar papéis fotográficos comuns. Ela também apresenta grande lentidão na impressão em comparação às demais. Isso se dá pelo fato de que cada uma das quatro cores básicas (magenta, amarelo, ciano e preto) são fixadas de cada vez. Ou seja, todo papel colocado nesta impressora passará quatro vezes por ela.
Devido às suas características, ela é destinada apenas aos que precisam, profissionalmente, de uma qualidade de impressão excepcional. Esse é o tipo de dispositivo usado em laboratórios fotográficos, por exemplo, ou para impressão industrial de CDs e DVDs, pois conseguem transferir a imagem para materiais de plástico, alumínio, aço inox ou tecidos.


Então é isso, agora é decidir qual se adequa as minhas reais necessidades!!
Se você gostou deste post, compartilhe e deixe um comentário...

Beijos¨*
Lü Sielskis

Me encontrem por ai: 
benditoscrap@gmail.com

Um comentário:

Obrigada pela visita,seu comentário é muito importante para mim!!!

.Volte Sempre.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...